Seguidores

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Vamos rir um pouco com a TRIGONOMETRIA AMOROSA



Adorei o texto e resolvi compartilhar, afinal, final de semana chegando, minha ausência por dois dias, nada como deixar algo bem divertido para selar a grande amizade que criamos dia-a-dia por aqui, dividindo comigo a minha "História de amor" com meu Grandão... que a cada dia fica muito mais gostosa.

TRIGONOMETRIA AMOROSA

Um Quociente apaixonou-se doidamente por uma Incógnita. Olhou-a com seu olhar inumerável. E viu-a, do Ápice à Base...
Uma Figura Ímpar; olhos rombóides, boca trapezóide, corpo ortogonal, seios esferóides.
Fez da sua... Uma vida paralela à dela.
Até que se encontraram no Infinito.
-"Quem és tu?" indagou ele. Com ânsia radical.
-"Sou a soma do quadrado dos catetos, mas pode chamar-me Hipotenusa."
E falando descobriram que eram o que, em aritmética, corresponde a alma irmãs... Primos-entre-si.
E assim se amaram.
Ao quadrado da velocidade da luz, numa sexta potenciação, traçando.
Ao sabor do momento e da paixão. Retas, curvas, círculos e linhas sinusoidais.
Escandalizaram os ortodoxos, das fórmulas euclidianas. E os exegetas do Universo Finito. Romperam convenções newtonianas e pitagóricas.
E, enfim, resolveram casar-se.
Constituir um lar.
Mais que um lar, uma Perpendicular.
Convidaram para padrinhos: O Poliedro e a Bissetriz.
E fizeram planos, equações e diagramas para o futuro, sonhando com uma felicidade “Integral e diferencial.” E casaram-se e tiveram uma secante e três cones. Muito engraçadinhos.
E foram felizes...
Até aquele dia, e em que tudo, afinal, se torna monotonia.
Foi então que surgiu... O Máximo Divisor Comum...
Frequentador de Círculos Concêntricos. Viciosos.
Ofereceu, a ela, uma Grandeza Absoluta, Ee reduziu-a a um Denominador Comum.
Ele, Quociente, percebeu que com ela não formava mais Um Todo, Uma Unidade.
Era o Triângulo, chamado amoroso.
E desse problema, ela era a fração mais ordinária.
Mas foi então que Einstein descobriu a Relatividade.
E tudo que era espúrios passou a ser moralidade.
Como aliás, em qualquer Sociedade. (Autor desconhecido, mas admirável.)

"Um dia sem riso é um dia desperdiçado."/Charles Chaplin

26 comentários:

  1. Bom dia Ritinha, gostei daqui, estou ficando e agradecendo sua visita lá no meu recanto!
    Bem engenhosos esses versos trigonométricos!
    Gostei!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ritinha,
    Espero encontrar no céu todos eles, pois adoro física e matemática. Ficava horas e horas resolvendo problemas dificílimos e não sossegava enquanto não encontrava a resposta e sempre encontrava, é como dizem: Não são as pedras no caminho que nos fazem desistir da caminhada.
    Adorei
    Obrigada pela participação, adorei seu desfecho, mas a historia cabia só um.
    Bom trabalho
    Bom fim d semana
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  3. Olá Ritinha,

    Que engraçado... O amor é autentica matemática... Gostei

    Beijinho grande, bom fim de semana.
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ritinha!
    Que equação maluca e ótima criatividade.
    Obrigada por ajudar na divulgação.
    As meninas agradecem.
    abração com carinho

    ResponderExcluir
  5. Olá Ritinha, bom dia! Estou aqui para retribuir, agradecer e conhecer você e seu lindo blog...Vou me tornar cadeira cativa por aqui,rsrsrs.Um texto bem diferenciado, ideia genial do autor,é pra ver que até na mais difícil matemática encontramos o amor e ele na verdade não deixa de ser uma equação que as vezes não conseguimos resolver, apesar de ser amor.E seja muito bem vinda la no meu recanto...Obrigado pela visita.
    Beijos com meu carinho ღ˘◡˘ღ
    Marilene
    Marilene

    ResponderExcluir
  6. Oi Ritinha, olha eu aqui de novo.A Poesia Matemática é de Millôr Fernandes. Texto extraído do livro "Tempo e Contratempo".Fui procurar saber de quem era, porque achei Genial,incrivel e muito inteligente esse texto...
    Beijos com carinho
    marilene

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Ritinha \o/
    Esse texto é muito bom e divertido.
    (Acho que o autor dessa 'poesia matemática' é Millôr Fernandes,
    mas não tenho certeza).
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  8. Super engraçado esse texto Ritinha!
    Adorei.

    Bjs
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Criativo demais. Gosto muito das suas aparições no Cadinho, sinta-se à vontade e já antecipo que vem mais prosinhas relacionadas ao chefe e à madame.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir


  10. Hoje agradeço sua amizade elogio seu post
    e desejo um bom final de semana
    Bjuss com uma bela frase
    Rita!!!!

    . . . ✿•*¨`*•.¸(¯`v´¯)¸.•´*¨`*•✿ . . .
    "Não importa se teu mundo tá caindo aos pedaços. Quando você começa a ter mais fé, de alguma maneira linda a vida dá um jeito de ficar melhor."

    - Caio Fernando Abreu.

    ResponderExcluir
  11. Ritinha,de fato um autor admiravel!Só com temas matemáticos muito bem distribuidos fez um excelente texto,com ótima msg!bjs e vim agradecer tb por compartilhar as cachorrinhas abandonadas que a Kunti postou.

    ResponderExcluir
  12. Passei para deixar um abraço e um otimo fim de semana.

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Ritinha

    Ri a bom rir dando largas ao gosto de ler tão matematosa poesia

    Só faltou dizer que 2 + 2 eram.. 3

    Bom fim de semana

    Fique feliz
    ******************************
    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Agradeço e retribuo sua visita. Bem interessante esta poesia matemática.

    Volte sempre.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá Ritinha

    Texto muito divertido. Um forte abraço querida.

    ResponderExcluir
  16. Olá Ritinha!

    Espero que estejas bem.
    Achei o texto muito divertido, inteligente e inspirador.
    Bom fim de semana.

    Beijinhos,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    http://jakeemary.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Amei auhsuahushs
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Para quem não tem "afinidades" com a Matemática, assim com humor ela fica muito bem! Engraçadíssimo! Obrigada, hei de voltar.
    Beijos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  19. Engraçado o texto!
    Bjs

    mundodeariel.blogspot.com/
    www.facebook.com/meucantoomeumundoo

    ResponderExcluir
  20. Oi adorei o texto,e seu blog.
    Já estou seguindo beijos.

    ResponderExcluir
  21. Ca estou para agradecer a sua visita no meu blog ,por ca continuarei porque adorei o seu também ,muito cativante ,beijinhos Ritinha

    ResponderExcluir
  22. Oi Ritinha, amei o texto, achei muito divertido...
    Bjus

    http://blogluminoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Que , Deus me de a força , que mais preciso.
    Que , Deus esteja sempre comigo para guiar
    os meus passos na longa e muitas vezes tão curta
    caminhada da minha vida.
    Que , Deus esteja contigo também iluminando
    sua caminhada sempre com alegria de viver
    sempre em paz e no amor.
    Que , possa levar somente mensagem de esperança.
    Que ,Deus de me a sabedoria para mudar as coisas que eu posso mudar,
    paciência para aceitar as coisas ,
    que eu não posso mudar e discernimento para saber a diferença,
    Que , Deus seja sua fonte de água mais
    pura.
    Que ,Deus abençoe sua semana e a minha também.
    Um beijo com meu eterno carinho,,Evanir.

    ResponderExcluir
  24. rsrs me fez voltar no tempo...
    Lembro que passávamos isso pelo papel na aula de trigonometria.
    Que viagem, adorei!

    Abraços.

    ResponderExcluir