Seguidores

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O silêncio...

Há muito anos atrás, muito mesmo... Eu ainda era uma jovem menina, quando meu pai me chamou a atenção por algo que eu havia feito de errado... Falou o que tinha pra falar e se calou... Tentei argumentar, questionar, explicar, mas ele se manteve impassível... Fiquei quieta um tempão... Refletindo sobre o silêncio dele. Passado mais um tempo, quando as coisas já estavam mais brandas eu o questionei sobre o jeito dele se calar... daí ele me disse: "O silêncio é a mais árdua das repreensões"... Hoje, já com meus 50 anos, vivendo um amor um tanto impossível... Fiquei pensando muito na dor do silêncio... Pensando sobre as coisas que me cercam... Não gosto do silêncio quando não fiz nada... Me sinto insegura. E veio na mente as sábias palavras dele, pois nos sentimos repreendidos quando não podemos falar... ouvir... expressar...

Hoje acordei pensando em encontrar explanações sobre isso... achei muita coisa legal...

Pior do que a voz que cala, é um silêncio que fala. (Martha Medeiros)

Simples, rápido! E quanta força!
Imediatamente me veio à cabeça situações em que o silêncio me disse verdades terríveis, pois você sabe, o silêncio não é dado a amenidades.
Um telefone mudo. Um e-mail que não chega. Um único “oi” pra aliviar a alma.
Silêncios que falam sobre desinteresse, esquecimento, recusas, mas também de preocupações que podem ser pra um só necessário e a outro a paz.
É mil vezes preferível uma voz que diga coisas que a gente não quer ouvir, pois ao menos as palavras que são ditas indicam uma tentativa de entendimento, do que o puro silencio.


Silêncio (Augusto Branco)

Saber ouvir e saber calar: nisto consiste o supremo valor do silêncio.
Ouvir, silenciar, pensar, falar, silenciar e pensar outra vez evitaria muita coisa dita em vão.
Por falar apenas e pouco pensar, pessoas cometem erros difíceis de reparar depois.
E por ouvir tanto menos do que pensam, piores erros cometem ainda...

Silêncio (Paulo Coelho)

O silêncio é doloroso. Mas é no silêncio que as coisas tomam forma, e existem momentos em nossas vidas que tudo que devemos fazer é esperar. Dentro de cada um, no mais profundo do ser, está uma força que vê e escuta aquilo que não podemos ainda perceber. Tudo o que somos hoje nasceu daquele silêncio de ontem.


Silêncio (Pe. Fabio de Melo)

Hoje eu não sei dizer. Só sei sentir. Há dias em que as palavras não são capazes de traduzir o sentimento. E por isso a solidão se instaura.
A sensação de estar só é a mesma de não saber dizer.
Talvez seja por isso que só as pessoas que verdadeiramente se amam são capazes de suportar o silêncio...
Ficar calado é uma forma de dizer sem conceituar. Os conceitos são formulações fáceis, o silêncio não. Descobrir o que o silêncio diz requer mestria, observação minuciosa.
É bom não saber dizer...
Bom mesmo é ser compreendido, mesmo quando não sabemos dizer...
Amar é uma forma de crer em silêncio!


E viver um grande amor é aceitar que a cada um tem uma história, uma dificuldade, um impecilho, uma batalha a travar contra si mesmo, e vencer o invencível (ouvi isso numa música)... E algo que vale a qualquer pessoa, seja ela criança, jovem, adulto, idoso... Respeitar o silêncio de cada um... E jamais deixar de agradecer a Deus pela VIDA, lutar para se manter saudável, firme e forte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário