Seguidores

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Egoísmo, o combustivel do mundo

Ontem a noite, eu e o Grandão estávamos falando sobre o "ser egoísta". Na verdade, o que é ser egoísta? Fiquei um tempão procurando alguns textos, algo que nos pudesse explicar o sentido próximo dessa situação. Tudo isso,  pois ele ouviu alguém dizer que ele tinha sido "egoísta" de ter ido pescar no final de semana com o pessoal do trabalho dele... Mas, enfim, cada um na sua razão e interpretação... Encontrei um, mas acho que ainda faltam coisas....


Falamos sobre egoísmo.

“Não importa a situação, você sempre age de forma egoísta para tudo, nada que fazemos é feito pensando de uma forma que não seja egoísta.”. Eu já havia pensado nisso várias vezes, e concordei com essa afirmação assim que ouvi.
O que isso quer dizer é que, sempre, em qualquer momento, qualquer decisão que tomamos, é uma decisão egoísta, o que acontece é que nem sempre a decisão é vista como sendo egoísta. Vamos analisar algumas situações que ilustram isso.


Suponha que você vê um mendigo na rua, pedindo esmola e fica com pena dele. Vai até ele e lhe dá um dinheiro esperando que ele compre um lanche e sacie um pouco sua fome. É um ato nobre, de alguém que tem bom coração, mas se formos analisar a fundo as intenções, é um ato de egoísmo.
Explico isso da seguinte forma: qual o motivo que o impulsiona a ajudar o mendigo? Você crê que ajudá-lo é algo bom, que fará bem a ele, mas em primeiro lugar, é um ato que fará com que você se sinta bem consigo mesmo. Irá para casa com a consciência limpa e tranquila sabendo que ajudou alguém. Ao fim das contas, você agiu de forma egoísta, pensando em seu bem estar antes de pensar no mendigo.

Isso que dá ser egoísta...
Isso que dá ser egoísta...
Vejamos outro exemplo pra demonstrar ainda mais: uma pessoa que você ama está para ser atropelada por um carro em alta velocidade e você tem a chance de pular e empurrar essa pessoa para salvá-la, mas você morrerá no lugar dela. Você então decide pular, mesmo sabendo que vai morrer, mas por que faz isso ? Faz por que sabe que se não o fizer, viverá com remorso por ter deixado de salvar uma pessoa que você ama, e talvez até por que ficará triste demais nesse mundo por ficar sem essa pessoa. E se não pular para salvar, será por que tem mais amor pela sua vida do que pela pessoa que ama. Repare que as duas situações são atos egoístas, mas só uma delas será vista pela sociedade como um ato de egoísmo.

Nossos atos não são todos vistos como egoístas por um motivo simples. Quando agimos de forma beneficie visivelmente outra pessoa ou conjunto de pessoas, nossos atos serão egoístas, mas não serão considerados como tal, pois, farão com que outras pessoas se sintam bem. Mas nossos atos serão considerados de egoísmo extremo por todos quando beneficiarem somente a nós mesmos.
A essa altura vocês já devem estar me achando louco e sem coração, mas não. Ser egoísta não é de tudo ruim, é um sinal bom que nós nos amamos e damos valor a nós mesmos. Pare e pense, o que você realmente fez na vida que não foi por si mesmo? E agora pense, quantas vezes você não fez coisas que fizeram bem pra outras pessoas?
Egoísta sempre, ruim, depende do que seu egoísmo lhe diz pra fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário