Seguidores

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Fidelidade....

Todo relacionamento precisa ser baseado na amizade, no respeito e na fidelidade... um conjunto que completa o que podemos chamar de "amor"... Começo com o "Soneto de Fidelidade" de Vinicius de Moares, que tantas vezes inspiraram grandes romances:

SONETO DE FIDELIDADE

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

E em se falando de fidelidade, algo que muitos poucos homens conseguem, já vem de milênios, pois os sentimentos mudam, estão em constante trasnformação... e para a maioria, é muito complicado, pois as vezes a infidelidade se remete a solidão...



Ser fiel não é um ato bonito, não é uma ação pedida para sermos considerados moralmente incondenáveis. Ser fiel  nem ao menos entra na gama das qualidades.
A fidelidade vem de perto seguida pela honra, pela justiça, pelo bom nome, não o da reputação, mas o bom nome de seu caráter, pois reputação é o que você fez e o que consequentemente as pessoas pensam disso. Caráter é o  que você realmente é hoje, sem apoios de ações passadas.
Ser fiel a algo, não é manter-se vigilante a isso por 24hs,  pra não pecar e errar em algo que possa ser considerado infidelidade ao seu propósito, vai além da vigilância.
Ser fiel não é deixar de abrir portas pelo medo de acabar sendo seduzido, seja por quais motivos forem.
Aquele que em determinado passo da vida, para permanecer fiel a algo, faz esforço desumano, já deixou de ser fiel, somente não sabe disso ainda. A fidelidade inexiste quando o caráter é alterado de forma tal que a honra é corrompida, e isso gera a incapacidade de manter fidelidade.
A fidelidade não é um ato, é um fruto. Ela é uma conseqüência de um propósito bem cuidado e conhecido. A fidelidade é o fruto que quando olhamos pra dentro de nós, nos dá prazer de tê-la, pois ela nos remete a um sentido, nos informa que a razão de ser permanece lá. Quando sentimos tentação de ser infiel, e esta tentação nos faz pensar em possibilidades pra ser, a fidelidade já não existe, pois o ato tentatório já corrompeu a honra e mudou o caráter.
Fidelidade não é qualidade.
Fidelidade, enquanto não forçada, é fruto de um caráter sólido e de uma honra irrepreensível.


Fidelidade, entrei num estágio de minha vida, que quero que exista até quando a morte nos separe....

Nenhum comentário:

Postar um comentário